Água Branca é destaque em Congresso de Secretarias Municipais de Saúde

Congresso de Secretarias Municipais de Saúde

O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, participou da abertura VII Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí, que aconteceu nesta segunda-feira (22) no Blue Tree Towers Rio Poty Hotel, em Teresina. O secretário de Saúde do município, Amilton Feitosa, a diretora do Hospital Municipal Dirceu Mendes Arcoverde, Leila Cristina, e profissionais da atenção básica de Água Branca também participaram da solenidade.

A Saúde de Água Branca tem nove projetos selecionados para apresentação durante o Congresso, sendo o município com mais trabalhos selecionados, juntamente com Oeiras.

O projetos de Água Branca aprovados para apresentação são: Apoio Matricial na Atenção Básica; Articulação do Trabalho em Rede Entre a Secretaria de Assistência Social e Atenção Básica no Grupo Nascer Saudável; Fortalecendo a Participação Popular e Controle Social do SUS; Ginástica Laboral e seus Benefícios na Qualidade de Vida dos Trabalhadores da Atenção Básica; Intervenção Multiprofissional na Atenção Básica Grupo de Apoio ao Cuidador; Prevenção e Cuidado da Voz do Professor; Projeto Água Branca Livre da Dengue; Promoção da Prática de Exercícios Físicos Entre Usuários de Drogas, Residentes Numa Comunidade Terapêutica, Pelo Grupo “Corpo E Mente” e o Projeto de Intervenção Transtorno de Déficit De Atenção com Hiperatividade (TDAH) na Escola.

O prefeito Jonas Moura diz que está orgulhoso com o bom desempenho da Saúde de Água Branca. "Nós estamos investindo em projetos que têm mostrado ótimos resultados no nosso município e ficamos muito felizes com isso. Participar de um congresso como esse é muito importante para nós, pois, além de mostrar as experiências que têm funcionado em Água Branca, ainda podemos ver o que os demais municípios estão fazendo, isso engrandece nosso trabalho", avalia.

O secretaria municipal de Sáude, Amilton Feitosa, destaca que o principal desafio da pasta é adequar os projetos de acordo com o financiamento municipal dos recursos. "A prioridade agora é executar o que já estava planejado no Plano Plurianual, que será finalizado este ano, e trabalhar melhor as nossas ferramentas de gestão, principalmente o nosso Plano Municipal de Saúde, para a gente conseguir gastar os recursos da Saúde com eficiência, priorizando as ações de promoções e prevenção da saúde", afirma.