Saúde de Água Branca realiza mutirão de combate à dengue e oferece serviços para a população

Combate à dengue e oferece serviços para a população

A Prefeitura de Água Branca, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o primeiro mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, na manhã desta quinta-feira (22), no Povoado Nova Esperança. A ação aconteceu em parceria com as secretarias de Educação, Assistência Social e Cidadania e Obras e faz parte do Programa Água Branca Livre da Dengue.

Além da vistoria nas residências em busca de possíveis focos do mosquito, as equipes realizaram diversos serviços, como verificação de pressão arterial e glicemia, palestras acerca do combate ao Aedes aegypti, atendimento escolar, atualização do bolsa família e atendimento odontológico. Este foi o primeiro mutirão do ano de 2018 e ação deve acontecer em todos os bairros do município.

O secretário da Saúde, Amilton Feitosa, afirma que todas as residências foram vistoriadas e classificadas. “No projeto Água Branca Livre da Dengue, após verificar os imóveis, o agente de endemias responsável classifica esta residência ou terreno com o selo verde, para o caso de não ser encontrado foco do mosquito; selo amarelo, em que o imóvel está em sinal de alerta para possíveis criatórios; e o vermelho para locais em que foram encontradas larvas do mosquito da dengue”, diz.

Amilton Feitosa também informa que o mutirão no Povoado Nova Esperança vai continuar até o dia 2 de março. “Esses mutirões acontecem durante duas semanas e terminam junto à data de fechamento do levantamento rápido de infestação do mosquito, estipulado pela Coordenação de Vigilância Ambiental da Secretaria Estadual da Saúde”, afirma.

O coordenador da Atenção Básica de Água Branca, Devid Perfeito, destaca o empenho da gestão municipal em combater o Aedes aegypti. “As equipes de Saúde e todos os agentes, bem como toda gestão municipal, estão mobilizados e empenhados em manter nosso município com risco diminuído de infestação do mosquito e, assim, de casos de dengue, zika e chikungunya. O mutirão da dengue faz parte do Plano de Contingência da Dengue e das ações do Água Branca Livre da Dengue”, explica.