Sobre o Município

Água Branca conta com Unidade Exclusiva para atender pacientes com síndromes gripais e suspeitos de Covid-19

Geral - 10 de Junho de 2020 - 15:16:25

...

A Prefeitura de Água Branca, através da Secretaria Municipal de Saúde, definiu, na última segunda-feira (1) uma Unidade Exclusiva para dar assistência à casos de síndrome gripal e suspeitos de Covid-19. O local destinado para esses atendimentos é a UBS Luce Leide Vilarinho, localizada no Bairro São Luís.

De acordo com o secretário de Saúde, Devid Perfeito, somente na última semana, 138 pessoas foram atendidas através do protocolo “Fast-track”, indicado pelo Ministério da Saúde para agilizar os atendimentos. “Essa divisão de atendimento feita nas unidades é uma estratégia que contribui para diminuir aglomerações e evitar que pacientes suspeitos de estarem infectados pelo novo coronavírus tenham contato com outros, diminuindo o risco de contágio”, afirma.

O secretário esclarece, ainda, que o paciente com sintomas gripais é colocado em local separado, preferencialmente arejado. “A equipe, utilizando equipamentos de proteção, faz a triagem e o atendimento, que envolve orientação médica, prescrição de medicamentos, indicação de isolamento domiciliar ou mesmo encaminhamento para o hospital, em casos mais graves”.
Para garantir o atendimento a toda população, a coordenadora de Atenção Básica, Joelma Brito afirma que as outras seis UBS’s estão atendendo as demandas de saúde regulares da Atenção Básica e funcionam normalmente. “São ofertadas consultas médicas e de enfermagem para atender pessoas com problemas de saúde que não sejam gripais; atendimento a gestantes no cuidado e assistência ao pré-natal; hipertensos; diabéticos; crianças com problemas que não sejam gripais; e todos os serviços que funcionavam antes da pandemia”, conclui.

De acordo com o prefeito de Águia Branca, Jonas Moura, a reorganização está em sintonia com as recomendações da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), enviadas ao Ministério da Saúde. “Essa experiência vem acontecendo em outros países e em outras cidades no Brasil e tem mostrado que minimizar o contato presencial entre os profissionais de saúde e usuários com síndrome respiratória, bem como evitar aglomeração de pessoas nestas unidades, é crucial para impedir a propagação do vírus, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde”, declara.

A Unidade Exclusiva para atendimento às pessoas com síndrome gripal e suspeitas da Covid-19 funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Prefeitura de Água Branca/ SECOM