Programa Zero Lixões: Água Branca é a primeira cidade do Piauí a desativar o lixão

Nesta sexta-feira (7), aconteceu, em Água Branca, a solenidade de fechamento do lixão municipal, um importante marco ambiental para a cidade, a primeira do Piauí a ter o lixão encerrado. Essa ação significativa faz parte do Programa Zero Lixões, iniciativa promovida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH-PI) em parceria com a Prefeitura de Água Branca.

O evento também foi marcado pela inauguração da Central Ecológica de Tratamento de Resíduos Sólidos do Médio Parnaíba. Essa central representa um avanço significativo na gestão ambiental, proporcionando um destino adequado e sustentável para os resíduos sólidos produzidos na região.

Além disso, durante a solenidade, foi realizado um importante trabalho de peixamento no Açude Sanathyel Vaz. Essa operação consistiu no despejo de 80 mil alevinos, contribuindo para a revitalização e conservação da biodiversidade aquática na área.

Diversas autoridades estiveram presentes, entre elas, o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, que demonstrou o empenho do governo estadual em promover a sustentabilidade ambiental. O prefeito de Água Branca, Júnior Ribeiro, também esteve presente, mostrando seu comprometimento com a preservação do meio ambiente e o bem-estar da comunidade local.

“Com o fechamento do lixão municipal, a inauguração da Central Ecológica de Tratamento de Resíduos Sólidos e o trabalho de peixamento no Açude Sanathyel Vaz, Água Branca dá um passo importante rumo à preservação do meio ambiente e à promoção de uma cidade mais sustentável. Continuaremos a trabalhar incansavelmente para implementar novas iniciativas e políticas ambientais em nossa cidade. Queremos que Água Branca seja reconhecida como uma referência em gestão ambiental, um exemplo de compromisso e consciência para outras localidades”, afirmou o prefeito.

Outras autoridades importantes compareceram, como o secretário estadual de Transportes, Jonas Moura, que reforçou a importância de uma infraestrutura adequada para o manejo dos resíduos sólidos. O juiz da Vara Única da Comarca de Água Branca, José Eduardo, e a promotora Áurea Madruga, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, representando o Ministério Público do Piauí, também prestigiaram o evento, destacando a importância da colaboração entre as esferas públicas na busca por soluções ambientais.

Além dessas autoridades, vereadores, secretários municipais e colaboradores da gestão municipal marcaram presença, demonstrando o apoio e engajamento da comunidade local nessas iniciativas ambientais tão relevantes.