Saúde de Água Branca lança projeto de prevenção aos problemas na voz

Projeto de prevenção aos problemas na voz

A Prefeitura de Água Branca, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, lançou o Projeto Prevenção de Agravos de Voz. A iniciativa faz parte do Programa de Saúde na Escola, realizado por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, e foi lançado nessa segunda-feira (18).

O projeto, de autoria da fonoaudióloga do município, Zoara Sales, tem como objetivo prevenir que profissionais que necessitam utilizar a fala durante o trabalho tenham problemas vocais. “Aqueles profissionais que precisam fazer uso da fala são os mais prejudicados com patologias vocais, isso acontece principalmente por duas razões: o abuso ou mal uso da voz. Para evitar que essas patologias ocorram, nós damos dicas para você ser amigo da sua voz e praticar exercícios com esses profissionais”, explica.

Zoara Sales também informa quais são os principais artifícios para evitar as doenças na voz. “É fundamental manter as cordas vocais sempre hidratadas, para evitar o ressecamento, por isso beba pelo menos 2 litros de água por dia; ao falar, tenha sempre um copo de água ao lado; evite pigarrear e gritar; bebidas alcoólicas também provocam ressecamento e devem ser evitadas; entre outras coisas”, finaliza.