Saúde de Água Branca realiza mutirão contra a dengue nesta quinta (30)

Mutirão contra a dengue

A Prefeitura de Água Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar, nesta quinta-feira (30), a partir das 7h30, um mutirão de combate à dengue em todas as regiões da cidade. Ação integra o projeto Água Branca Limpa, cujo objetivo é conscientizar a população sobre os perigos da doença e fazer com que todos ajudem no combate ao mosquito transmissor.

A ação visa coletar lixo em sete pontos da cidade: Centro, Centro 2, Nova Brasília, Compasa, Bulungão, Poeirão, São Luiz. Segundo o secretário municipal de Saúde, Amilton Feitosa, o mutirão terá a parceria dos agentes de saúde, agentes de endemias, equipe da Saúde da Família e Secretaria Municipal de Obras. "Água Branca tem sido modelo no combate ao mosquito transmissor da dengue. E esses mutirões são fundamentais para que continuemos nesse caminho, como poucos registros de casos da doença. E a ajuda da população é fundamental", diz.

O projeto Água Branca Limpa está em consonância com o que estabelece a lei municipal n° 0527/2015, que institui o programa Água Branca Livre da Dengue. Este programa funciona da seguinte forma: equipes da atenção básica visitam as residências e avaliam as condições para a proliferação do mosquito. A partir disso, cada casa recebe um selo: verde é para as casas sem lugares para procriação do mosquito; o amarelo é sinal de alerta para possíveis criatórios; e o vermelho para locais em que foram encontradas larvas do mosquito da dengue.

O prefeito Jonas Moura lembra que Água Branca é referência nacional no combate ao mosquito Aedes aegypti e, desde a promulgação da Lei, em dezembro de 2015, já conseguiu reduzir consideravelmente o índice de infestação do mosquito "A Lei municipal garantiu que as atividades do projeto sejam realizadas de forma contínua, de modo que o mosquito não consiga se proliferar. Além das visitas aos imóveis, realizamos diversas ações, em parceria com todas as secretarias, voltadas a estimular a população a combater o mosquito, limpar suas casas e para evitar locais propícios para a proliferação das larvas”, finaliza o gestor.