Equipe da Saúde de Água Branca é capacitada para atender pacientes com microcefalia associada ao Zika Vírus

Nesta terça-feira (11), aconteceu, no auditório da Associação Piauiense do Munícios (APPM), o encerramento do Laboratório de Formação do Trabalhador em Saúde no Contexto do Zika Vírus (ZIKALAB). Equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Água Branca participaram da capacitação, que é resultado de uma parceria entre o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS), a empresa Johnson & Johnson e o Ministério da Saúde.

Após o surto de casos de má formação, ocorrido em 2015, o Ministério da Saúde instituiu o prazo de três anos para acompanhamento das crianças diagnosticadas com microcefalia associada ao Zika Vírus. Finalizado o prazo, o órgão agora busca expandir o tratamento para os municípios.

“Nossa equipe foi capacitada para multiplicar as experiências que estão gerando bons resultados. Recebemos orientações sobre o processo assistencial de pacientes com Zica Vírus, com foco no ciclo materno-infantil, com abordagem desde o diagnóstico dos casos e estimulação do recém-nascido”, diz o secretário Municipal de Saúde de Água Branca, Amilton Feitosa.

Maria Andrea Marques, umas das facilitadoras do ZikaLab, explica que “na primeira fase do projeto, cada profissional recebeu treinamento sobre epidemiologia, saneamento, intervenção precoce de crianças com microcefalia, entre outros assuntos. Hoje, esses profissionais estão mostrando as atividades que desenvolveram nos seus municípios atuando como multiplicadores dessas informações”.

whatsapp-image-2018-12-11-at-10-28-18