Prefeitura de Água Branca intensifica ações de prevenção ao câncer de mama

Ações de prevenção ao câncer de mama

Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura de Água Branca, através de Secretaria Municipal de Saúde, realiza uma série de ações para chamar a atenção do público feminino para a prevenção e combate ao câncer de mama. As atividades estão acontecendo nas Unidades Básicas de Saúde e em algumas instituições e espaços públicos da cidade. Estão sendo realizadas palestras, exposições, atividades físicas e debates voltados para o tema.

As ações seguem até o final do mês na zona urbana e nas comunidades da zona rural de Água Branca. “Durante esses encontros, as mulheres são sensibilizadas sobre a importância do autoexame e da necessidade da consulta médica periódica. A prevenção ainda é a nossa maior arma no combate à doença e com diagnóstico precoce as chances de cura são bem maiores”, afirma o secretário municipal de Saúde de Água Branca, Amilton Feitosa.

Outubro é o mês de mobilização e combate ao câncer de mama, o tipo de câncer que mais comum entre as mulheres. Para aqueles na faixa etária dos 50 aos 69 anos, o exame da mamografia deve ser realizado pelo menos uma vez ao ano. A campanha “Outubro Rosa” segue até o final do mês, em Água Branca.

O Outubro Rosa é uma campanha internacional que acontece desde a década de 90, a fim de estimular a participação da população no controle do câncer de mama e uterino, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O laço cor-de-rosa integra o movimento no mundo inteiro como símbolo da campanha, que visa à integração da população na causa.